Resenha: Legend

dezembro 04, 2013, by Bia Rodrigues

Titulo: Legend 
Autora: Marie Lu 
Páginas: 256 
Editora: Prumo 
Onde comprar: Compare os preços 
Classificação: ★★★★★  

A Verdade A Verdade Se Tornará Lenda 


Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos. 

"Minha mãe costumava ter a esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso. Famoso eu sou, mas não da forma que ela tinha em mente." (Day) 

Existe livros bons, existe livros ótimos e existe aqueles poucos livros que você nunca vai conseguir parar de amar e que a cada vez que você rele um trecho você ama mais ainda. Esse é o caso de Legend.

Ainda não li muitas distopias, mas todas que li eu gostei bastante, mas já estão criando um padrão, já sei o que esperar delas. Ainda assim eu gosto, mas já não é mais um "mundo novo" para mim. Quando li a sinopse de Legend pensei: Vai ser bom, mas só isso, não criei expectativas, não fiquei lendo resenhas, simplesmente quis ler porque achei que seria um bom livro, principalmente pela ideia do duelo entre os dois protagonistas. 

Legend não deixa de ter todos os clichés que as distopias tem. Um governo que não é bem aquilo que todos esperam. Personagens principais que descobrem isso, se surpreendem e depois fazem algo para desmascarar o governo. Agora, como a autora conseguiu fazer um livro tão bom mesmo com esses clichés? Simples: Personagens maravilhosos! 

Day e June são encantadores, são aquele tipo de personagem que você sabe que não vão deixar nada a desejar, são inteligente, são fortes e cuidam de si mesmo, eles não precisam de alguém para nada, eles sabem se virar, sabem resolver qualquer problema. Eles já são assim separados, agora já imaginou os dois juntos? Não tem como, é ação e emoção o tempo todo. 

Em duzentas e poucas paginas Marie Lu consegue te fazer sentir tudo. Consegue te fazer segurar a respiração em todas as cenas de ação, que não são poucas. Consegue te fazer suspirar enquanto vê Day e June se conhecendo e ainda consegue te surpreender com a forma como ela escreve aquele final que você já esperava. 

Um ponto negativo para o livro é que os personagens secundários acabam não sendo tão trabalhados, mas com personagens principais tão bons, a gente ignora isso sem problemas. O romance também não é o foco, a poucas cenas de romance. O química entre os dois esta evidente o tempo todo, porem o foco do livro são as cenas de ação e eu agradeço a isso, porque o livro ficou muito melhor assim. 

A narrativa é em primeira pessoa e os capítulos são intercalados entre a June e o Day, então conseguimos ter uma boa visão dos sentimentos de ambos. O trabalho da editora Prumo foi excelente, a capa e a diagramação esta ótima. 

Legend é de tirar o folego, é um livro que quando você começar a ler, saiba que não vai mais largar.



Acompanhe o blog também em: Facebook | Twitter | Instagram




11 comentários

  1. Bia!

    Eu li esse livro no final de semana e também adorei!
    É mesmo muito bom e muito bem-escrito.
    Estou doida pra ler Podigy!! :D

    ResponderExcluir
  2. Ai amora, fiquei tão feliz que vc gostou! Legend me surpreendeu demais também. Mas ainda não engulo a tradução deles #mimimi HAHAHHA.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não reparei em nada de errado na tradução :O Será que tava tão bom que nem vi erros? HAHA

      Beijos

      Excluir
  3. Hey Bia!Tudo bem?
    Acredita que não me animei muito para ler esse livro?! Vejo as pessoas super comentando ele,li a sua resenha que está de parabéns,mas quem sabe um dia dou a chance para esse livro e me apaixono por ele?!
    Beijos Pão de Queijo!
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e você?
      Ah que pena :/ Mas se um dia puder de uma chance sim *-*

      Beijos

      Excluir
  4. Aaah já estava empolgadíssima para ler Legend e agora estou mais, vai ter que ser o próximo livro na minha lista de leitura *oo*
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler Legend, mas acho que vou esperar ter a trilogia completa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço isso com varias series, sou péssima em ler um e ter que esperar :(

      Beijos

      Excluir
  6. Oi! Amei a resenha! Só me deixou com mais vontade de ler esse livro que já está na lista dos desejados faz tempo. :D
    Beijos.
    livrosquefazemsonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us