Resenha: Alma?

novembro 25, 2013, by Bia Rodrigues

Titulo: Alma? - Protetorado da Sombrinha - Livro 01 
Autor(a): Gail Carriger 
Páginas: 308 
Editora: Valentina 
Onde comprar: Compare os preços 
Classificação: ★★★★★  


"Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata." - Página 186

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. 

E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. 

Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? 

Alma? é um livro peculiar. É o primeiro livro do gênero steampunk que leio e tenho que dizer me surpreendi muito. De inicio a leitura foi bem enrolada e achei que a autora iria ter apenas uma boa personagem porem não iria desenvolver a historia. Afinal um pequeno mistério e uma boa personagem podem fazer um livro ser bom, mas apenas isso. Mas eu estava completamente enganada, Gail Carriger sabe como envolver o leitor, e ainda pior, sabe como surpreende-lo.

Gosto de personagens femininas que são fortes, resolvidas e correm atras do que querem e Alexia Tarabotti é sem sombra de duvidas uma personagem desse tipo. Gostei de ver como a autora trabalhou a personalidade da personagem de acordo com a época do livro. Alexia é uma personagem cheia de humor, sarcástica e bem resolvida. Não tem como ler esse livro e não se encantar por essa personagem unica. 

Alma? tem uma narrativa madura e uma trama rica em detalhes. Gail Carriger trabalhou todos os elementos e personagens muito bem. Construiu uma sociedade onde os seres sobrenaturais não estão escondidos e são "aceitos" e soube trabalhar todos os pontos desse ambiente muito bem. É um livro que não deixa pontas soltas. 

Outro detalhe que me faz amar essa autora é como ela soube trabalhar o romance no livro, ficou maduro e engraçado, como Alexia e Lorde Maccon são. Não teve cenas de romance repetitivas e o livro não ficou chato por isso, e acrescento que ela também soube trabalhar muito bem a forma como colocou o romance na historia, não tirando o foco dos outros acontecimentos, mas ainda assim dando o foco que o romance merecia. 

De inicio a escrita da autora pode ser um pouco complicada, mas depois de alguns capítulos os acontecimentos vão te envolvendo e a leitura flui rapidamente. O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite ter uma visão do ponto de vista de vários personagens. 

A diagramação e revisão esta impecável, a editora Valentina esta de parabéns pelo trabalho. Alma? é um livro perfeito para vários públicos. Um livro indispensável para todo leitor que esta sentido falta de uma narrativa madura.



Acompanhe o blog também em: Facebook | Twitter | Instagram


5 comentários

  1. Também AMEI Alma?. Não vejo a hora de ler Metamorfose?. :D

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra ler, não tinha visto nada sobre o livro ainda :)

    www.pedrasnajanela.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bia.
    Realmente o livro parece bom, tenho vontade de ler esse e sua continuação “Metamorfose?” que parece também ótimo, vi resenhas dos dois, e sempre vejo pontos positivos sobre os mesmo, espero ter a oportunidade de ler futuramente. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu até quero ler esse livro, mas nao tive oportunidade e eu acho essa capa mt feia
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Que interessante! Realmente, como a Alice disse ali em cima, a capa não é muito bonita, mas não julguemos um livro pela capa, não é? Lerei o primeiro capítulo assim que possível (e que tiver menos coisas prometidas para ler).

    Beijos, Lu!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us