Resenha: As Memórias Perdidas de Jane Austen

setembro 09, 2013, by Bia Rodrigues


Titulo: As Memórias Perdidas de Jane Austen 
Autora: Syrie James 
Páginas: 320 
Editora: Record 
Livro no Skoob 
Onde comprar: Saraiva | Fnac| Compare os preços 
Classificação: ★★★★★ 

Um dos maiores nomes da literatura inglesa, Jane Austen escreveu clássicos como Orgulho e preconceito. Embora seus livros tenham interessantes histórias de amor, a vida amorosa da autora nunca foi considerada notável. Esse foi o ponto de partida para Syrie James, estudiosa de Austen, criar uma versão romanceada sobre a vida da aclamada escritora. E se memórias escritas pela própria Austen fossem descobertas, revelando um grande caso de amor? Escrito em um estilo próximo ao da própria escritora britânica, As memórias perdidas de Jane Austen é um livro notável, irresistível para qualquer um que ame Jane Austen – ou grandes romances. 

Syrie James escreveu uma linda biografia de Jane Austen. Foi uma versão romanceada da vida da autora, porem ainda assim, classifico como uma das melhores biografias que poderiam existir sobre a Jane. Escrito de forma muito parecida com a escrita da própria autora, em muitos momentos achei que estava lendo uma historia contada pela própria Jane Austen. 

Syrie James usou como base para seu livro fatos reais da vida de Jane Austen, que foram descobertos quando alguns manuscritos contendo memorias intimas da autora foram achados no fundo de um baú na Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses. 

"Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer (...)"
 
O livro foi muito bem escrito, é um romance maravilhoso que nos leva de volta ao tempo de Jane Austen e para dentro de sua vida. A historia é historia em primeira e assim acompanhamos todos os pensamentos e emoções da Jane. Sua historia de amor com todos os momentos mágicos e todas as decepções. Também encontramos aquela dose de humor e critica social tipica dos livros da Jane Austen. 

O livro agrada qualquer um que goste de romances, mas para os fãs da autora é um prato cheio. Diversos momentos do livro vemos referencia a vários livros da autora. Achei isso incrível  porque mesmo sabendo que é uma biografia romanceada fico pensando em tudo que a Jane viveu e em como isso influenciou em suas obras. 

A editora fez um trabalho maravilhoso com o livro, a capa esta encantadora e foi realmente perfeita para ele e a diagramação esta ao mesmo nível. O livro se tornou um dos meus favoritos, me arrancou lagrimas e risos na mesma proporção, e ainda me deixou com vontade reler uns e ler outros livros da Jane. 

Acompanhe o blog também em: Facebook | Twitter | Instagram


15 comentários

  1. Uau, parece ótimo mesmo essa biografia, confesso que ainda não li nada da Jane "/ Quero muito ler mas nunca tive oportunidade. Achei muito legal essa biografia diferente, vou tentar ler logo alguns livros dela para poder entender melhor essa biografia =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza quero ler!!! Amo Jane Austen!
    aHH! Em breve meu livro "Feitiço" será publicado em E-BOOK pela editora Novo Conceito, espero que possa ler e goste.

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, tudo bem? Posso dizer que me apaixonei pela capa? Esse seria um dos livros que eu nem precisaria saber sobre o que é, compraria só pela capa ><
    Eu não sou fã de biografias, pelo fato da maioria não ser exatamente uma história contada, e sim apenas fatos jogados. Mas adorei a resenha, estou encantada e sinto que preciso ler!
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  4. Ah Bia,eu estou DOIDA por esse livro,mas não acho nas livrarias que vou.Amei a resenha,pois amo a diva Jane Austen e esse livro realmente é um prato cheio pra quem é fã dessa mulher incrível e mto avançada pra sua época.Bjão :)

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Jane, pra falar a verdade nem a conheço mas ao ler sua resenha fiquei super interessada em conhecer, e o que melhor do que uma biografia pra vc conhecer um autor?! Ainda mais quando se tem romance e humor, fiquei muito interessada por esse livro. Bjokassss

    ResponderExcluir
  6. Olá Bia, tudo bem? Te mandei um e-mail falando sobre o layout free que você fez, por favor tem como vc ver e me responder? Beijos

    http://a-ultima-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece maravilhoso! Quero muito ler, mas antes quero ler uns livro da própria Jane. *-*

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Momento que eu sinto vergonha de dizer que ainda não li nenhum livro da Jane Austen. Vou procurar conhecer um pouco sobre a obra dela pra depois ler esse livro, que por sinal parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  9. Gente será que sou a única pessoa no mundo que não conseguiu terminar de ler um livro da Jane? Me sentindo uma E.T!
    Para quem é fã da autora essa leitura com certeza é muito recomendada, e eu até fiquei com vontade de conferir. Talvez mais pra frente dê uma chance pra Jane e seus romances de época, não é meu gênero amigo hehe
    A edição é muito linda, acho que todos queriam ter na estante :D

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro dela, tomara que eu não seja a unica kkkk
    mais curiosidade bateu !!

    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca gosto de classicos!!kkkk'
    Mas não posso dizer nada sobre Jane, já que nunca li nada dela.
    Mas também amei a capa, super delicada!!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser muito bacana :)
    E quero ...

    ResponderExcluir
  13. Parece ser incrível esse livro, amo biografias <3

    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. aaah, que capa linda *-* Jane Austen, embora eu não tenha lido livros dela, eu gosto dela :) Meio estranho (eu sei).. Mas eu vi o filme de Orgulho e Preconceito, e a história é simplesmente encantadora, e eu imagino que o livro também seja.. Sempre quis ler Orgulho e Preconceito e ver se o filme segue a história e tals, porque se já gostei do livro, imagino que amarei de todo o coração o livro.. heheheh' E esse livro parece ser muito legal também.. Memórias e uma biografia da autora.. Embora eu não goste muito de biografias, imagino que esta seja diferente, até mesmo pelo que você colocou na resenha, e isso me deixou tão::: eu preciso *-*, que eu realmente preciso ler e tirar minhas próprias conclusões :) hehe beijooos

    ResponderExcluir
  15. Delícia ter mais dessa autora, seja verdadeiro ou ficção. Adorei a ideia do livro e queria muito ler por ser fã dela e dos seus livros. Fica legal ter mais alguma coisa relacionada a autora, pra quem curte o trabalho dela.

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us