Resenha: O Livro das Princesas

agosto 21, 2013, by Bia Rodrigues


Titulo: O Livro das Princesas 
 Autoras: Patricia Barboza, Paula Pimenta, Lauren Kate, Meg Cabot 
 Páginas: 288 
 Editora: Galera Record 
 Livro no Skoob 
 Onde comprar: Compare os preços 
 Classificação: ★★★★★ 

"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.) Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"

Um livro sobre Princesas com contos escritos por Meg Cabot e Paula Pimenta, que me desculpem as outras autoras, mas no momento em que li Meg e Paula não consegui pensar em mais nada, apenas que eu precisava ler esse livro, que eu precisava ter esse livro. 

Primeiro tenho que começar falando da diagramação, que é uma das grandes razões para ter esse livro. Não encontrei erro de digitação ou letras apagadas, as paginas são amareladas e grossas. A capa, bem não tem quase o que falar, ela foi feita exatamente sob pedida. Todos os detalhes dos livros e de cada historia esta representada nela, a unica maneira de classifica-la é como perfeita. O inicio de cada historia tem uma ilustração, o que achei muito legal também, deu um charme a mais ao livro.

A ideia do livro é bem simples, cada autora deveria escolher uma historia de conto de fadas e escrever uma versão dela trazendo a história para mais perto do mundo real. 

Nessa novas versões as mensagens dos contos de fada ainda existem, porem as nossas princesas são garotas comuns, que vão a escola, tem problemas com o cabelo, usam twitter, são fã de musica pop. Acho que é isso que tornou o livro tão especial, a ideia de mostrar que princesas mesmo são essas garotas normais, que lutam pelo que querem e não ficam esperando o príncipe encantado. 

A primeira historia do livro é A modelo e o Monstro, uma versão de Bela e a Fera escrita pela Meg Cabot. Confesso que sempre espero demais dos livros da Meg e não foi diferente com esse conto, e por isso me decepcionei um pouco, senti que a historia passou muito rápido, principalmente no final, achei que ficou faltando alguns detalhes que poderiam deixar as coisas melhores. Mas ainda assim, é o meu segundo conto favorito no livro. 

O segundo conto é Princesa Pop da Paula Pimenta, uma versão unica e encantadora de Cinderela. Esse é meu conto favorito, a Paula conseguiu me fazer correr as paginas em desespero para saber o que acontecia, coração acelerado e expectativas, foi assim que passei toda a leitura dessa historia. Ela conseguiu adaptar tão bem todos os personagens da historia. E devo dizer, a madrasta de Princesa Pop é muito pior do que a da Cinderela.

O terceiro conto, Eclipse do Unicórnio da Lauren Kate é o que menos gostei, não consegui gostar de nada que li da autora até hoje, sua escrita não me agrada e por mais que dessa vez ela tenha escrito uma versão de um dos contos de fada que eu mais gosto, Bela Adormecida (só não supera Branca de Neve), eu não gostei de nada nele. Acho que ela não conseguiu retrata-lo bem, e não conseguiu traze-lo para a realidade também. Foi uma decepção. 

O quarto e ultimo conto é Do Alto da Torre da Patricia Barboza, acho que o próprio nome já deixa bem claro que é inspirado na historia da Rapunzel. O conto é bom, foi bem adaptado, o que eu imagino que deve ter sido complicado, afinal adaptar Rapunzel não é fácil, a historia não permite muito isso, mas ainda assim a autora conseguiu fazer uma historia boa e sem pontas abertas. Eu gostei, não tenho o que achar de defeito nele, mas ainda assim ele foi apenas bom.

O Livro das Princesas por mais que tenha tido momentos ruins, como já expliquei, é um livro encantador que deve ser lido por todos simpatizantes de princesas, como disse nossa eterna princesa Mia Thermopolis. 

23 comentários

  1. Esse livro parece ser ótimo! E a capa é linda! Eu já tinha visto o livro e ficado curiosa, mas agora estou louca para lê-lo. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, só de ler que tem Meg, e Lauren (poxa, eu gosto dos livros dela) sei que vou gostar. Será que encontro na livraria da minha cidade? Eu amo princesas, sou uma eterna menina-disney. Adorei a resenha, e não vejo a hora de ler.
    Beijos linda
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca por esse livro, mas estou com tantos para ler que estou deixando pra depois e depois...
    Amei sua resenha e estou super ansiosa pra ler os contos da Meg e da Paula.
    Beijos!

    vivendoentrepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler este livro. Na verdade não li nenhum livro da Meg até hoje, e acho isso um absurdo rsrs'. Adorei a resenha.

    Beeijo flor.
    criis-bueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro e gostando muito dos contos adas autoras brasileiras com quem peguei autografo no lançamento do livro, umas fofas.
    Agora não gostei muito da história da Meg Cabot e ainda não li a Lauren kate que dizem ser sem pé nem cabeça. rsrsrsr
    A capa é linda meu motivo também pra ter esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Que massa, adorei a ideia do livro. Como você fiquei empolgada para ler quando li Meg e Paula HAHA espero poder comprar logo :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Agora parece que todos estão lendo esse livro! Não quero ficar de fora, rsrs'
    Junta ótimas escritoras e forma um livro, não podia ser ruim né?! :D
    doida para ler! Ótima resenha, um coisa interessante é que em todas as resenhas que li, sempre falam que o conto da Lauren Kate é o que menos gostam...

    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca por esse livro, além de ser ótimas autoras, o tema princesas me encanta!

    ResponderExcluir
  9. Oi,Bia.
    Achei que as brasileiras arrebentaram muito mais que as estrangeiras. Meg não foi muito bem. =/Uma pena!

    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Que legal ainda não tinha visto falar, quando for na livraria vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  11. Eu não tinha interesse em ler este livro, até ver as resenhas sobre ele. :O Carambaaaaaaa, assim como você escreveu, ao que parece O Livro das Princesas é uma leitura que não se pode deixar passar (rs). Adorei. Até agora não houve uma blogueira que não tenha dito que o conto da Paula Pimenta não é se favorito! (rs) Fiquei MUITO ORGULHOSA das nossas autoras brasileiras, no mesmo livro que duas autoras de sucesso no exterior. Um reconhecimento que vale conferir!
    Com certeza, lerei em algum momento...

    ResponderExcluir
  12. O acabamento está lindo e fofo. E o livro parece encantador mesmo. *-*

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Realmente, o livro é bem bonito, com uma capa chamativa e agradável. Mesmo assim, não tenho muita curiosidade em ler, nao curto histórias de princesas. Mas, quem sabe eu dê uma chance a ele.

    Beijos.
    Ana

    ResponderExcluir
  14. A primeira coisa que me fez querer ler o livro é claro que foi a capa, que é linda demais (amei as fotos, agora tou achando o livro ainda mais maravilhoso), e também os contos da Meg Cabot e da Pula Pimenta. Tenho certeza que vou amar, amo contos de fadas, preciso ter ele na minha estante.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Achei a ideia original e muito curiosa, quem sabe outros autores não se reúnam para nis presentear sobre seus olhares sobre um mesmo assunto?
    O que sei desse livro lindo é que as brasileiras mandaram tão bem que ofuscaram um tantinho as outras, hahaha!

    ResponderExcluir
  16. Ai que capa mais linda *-* E as ilustrações no início de cada conto ? aaah, muito legal :DD Já ouvi falar bastante da Paula, mas não li nada dela (ainda) hehehe :P Eu adooro princesas e tudo mais, mas o meu 'Conto de Fadas' preferido é Rapunzel *-* Não sei quando vou poder ler esse, mas com certeza ele estará entre minhas leituras (quando der :x) beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. Sou uma eterna apaixonada por princesas e suas histórias. Tenho esse livro mas ainda não tive oportunidade de ler. O problema de livros de contos é que quando as histórias são boas ficamos com gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada por conto de fadas e quero muito esse!!!
    Parece lindo demais! Amo essa capa!!! E amei a resenha!!

    ResponderExcluir
  19. Já vi muitas críticas sobre esses livros.
    E juntar 4 autoras famosas, vai dar coisa boa, claro.
    HAHAHAHA

    Deve ser um livro muito bom, pelo menos a capa e a diagramação ficaram muito boas.

    ResponderExcluir
  20. achei um luxo essa livro, misturando autores nacionais e internacionais!!
    Não gosto da Lauren, mas como vc disse, só de falar em Meg e Paula, já da vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  21. Li recentemente o livro "Branca de neve e o caçador" e achei muito interessante porque em si ele é uma história de conto de fadas só que BEM mais elaborada.
    Creio que esse livro seja da mesma forma, fiquei muito interessada em ler.

    ResponderExcluir
  22. Amooo Paula Pimenta super ansiosa pra ter a oportunidade de ler esse livro e claro ele já esta na minha lista !!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a ideia desse livro por reunir essas autoras. Mas achei legal o fato de ter modernizado tudo, essa coisa de colocar garotas comuns ficou bem bacana mesmo não é? E as versões bem interessantes, diferentes. Adorando ver que o pessoal está gostando, quer dizer que é um bom livro mesmo.

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us