Resenha: Destino ou Ilusão

agosto 13, 2013, by Bia Rodrigues


Titulo: Destino ou Ilusão 
Autora: Bárbara Conte 
Páginas: 215 
Editora: Baraúna 
Livro no Skoob 
Onde comprar: Compare os preços 
Classificação: ★★★ 

Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso. E o que deixar falar mais alto? O DESEJO ou o ÓDIO ? “Seus pensamentos sumiram, a ansiedade retrocedeu e uma quietude tomou conta de seu corpo e de seu coração. Ao mesmo tempo em que uma tristeza profunda e trêmula tomou conta de sua alma, sentiu como se tivesse aliviado toda uma imaginação da possível vida futura.”
Destino ou Ilusão é um livro de leitura fácil e rápida, um livro leve e agradável ótimo para passar o tempo. Escrito em uma linguagem bastante atual, boa parte do livro é escrito em formato de conversa de msn e outros tipos de chat online. 

A historia é cheia de reviravoltas, o que garante boas risadas e momentos em que você não vê a hora de saber como aquele acontecimento vai terminar. A parte ruim na historia para mim foi alguns momentos que mereciam mais destaque acontecerem tão rápido. Eu acabei sentindo falta de mais detalhes, principalmente no inicio do livro, que conta a época da Cecília no ensino médio.

Com relação ao livro em si, como já comentei, ele é bom, a leitura é fácil e a historia é interessante, mas é isso, ele é simplesmente bom. Não foi um livro que conseguiu me marcar, não teve um personagem que eu realmente me identificasse. E sim! Eu sinto muito a falta disso em um livro. 

A escrita da autora é boa, rápida e gostosa de ler. Em alguns momentos me irritou o excesso de conversar via chat online (msn, facebook...) que teve no decorrer do livro, mesmo sabendo que são necessárias naquele momento, acabei me irritando com essas partes do livro. 

As partes de conversa de msn e outros chats estão sempre bem sinalizadas, então em nenhum momento você tem a impressão de encontrar erros na escrita. Também não encontrei nenhum erro de digitação. 

O livro não tem personagens clichés, e todos são bem escritos e você consegue imagina-los perfeitamente. Alguns me arrancaram grandes risadas no decorrer da leitura, mas a Cecília - a personagem principal - acabou me irritando em alguns momentos, pois não consegui ver ela amadurecer no decorrer de tudo que viveu. 

Eu me decepcionei um pouco com o final também, estava esperando algo surpreendente, mas acabou que não teve. Ainda assim eu recomendo o livro, mas leia ele sem expectativa, em um momento para relaxar. 



27 comentários

  1. Existem muitos livros assim: bons, mas que não marcam a nossa vida. É fantástico quando a gente lê um livro e não consegue se separar dele, mesmo quando chega ao fim. Adorei a resenha... Beijos!
    (Larice)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que nunca ouvi falar do livro, mas acho que vou adiciona-lo a minha lista de leituras. Não gosto muito de livros com capítulos como se fosse em e-mails, facebook e msn, mas temos que dar uma chance, não é?
    Beijos linda,
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hum, achei a capa linda demais, as cores combinaram tanto! Pena que seja um livro apenas "bom", não me senti curiosa em ler, mas quem sabe eu tente algum dia. E conversas escritas em formato de MSN me irritam também.

    Beijos.
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro, mas ainda não li... Pelo o que eu vi as conversas são com o "internetês" e eu já sei que vou me irritar com isso, mesmo na internet pessoas que digitam assim me irrita. Mas mesmo assim tou curiosa pra ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Capa lindaa. *--*
    Ainda não conhecia o livro,mas parece ser realmente bom. ;)

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bia.
    É triste quando não basta o livro ser simplesmente bom, hum?
    Esperamos tando dele... E não nos surpreende. Sei bem o que você sentiu.
    É assim mesmo, nem todo livro nos tira o fôlego, mas cada leitura é única. =D

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Oi, bia. Poderia fazer um post sobre um anime novo que ainda não sitou no seu blog??? Eu ficarei agradecida. Bj...

    ResponderExcluir
  8. Oi,Bia! Sou eu mari e gostei muito da capa do livro! Porem nem sempre quando a capa é bonita o livro é tãaaooo bom! Né!? visitam meu blog e deixe seu comentário! http://marianadetudoumpouco.blogspot.com.br/ Bijos..

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia! Adorei a resenha, e a capa do livro também. Achei super fofa *-*
    Esses livros com partes de conversas em chats online e tal, são bem rápidos de ler normalmente, mas eu concordo com você que quando é usado demais no livro, acaba irritando o leitor. É tão triste pra nós leitores quando não vemos uma evolução nas personagens né ? A pessoa passa por várias coisas, e no fim, não muda em nada. Faz a história não parecer 'real', já que o normal seria a pessoa evoluir, pelo menos um pouco.. (não sei se consegui expressar o pensamento) hehe.. Enfim, esse tipo de livro é legal de se ler quando se quer relaxar mesmo, uma leitura rápida e 'boa'. :) beijoos

    ResponderExcluir
  10. Parece legal, mas não faz muito meu estilo. Não muito fã de livros tão atuais, mas quem sabe um dia?

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia!
    O livro parece ser bom, embora ele não estará tão cedo na minha meta de leitura. Adoro suas resenhas por causa das fotos, elas dão um efeito todo especial no post. Parabéns s2

    Beijo,
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahhh sério? Livro sem final surpreendente não dá.....Valeu pela resenha! ;) Bjos!

    ResponderExcluir
  13. O livro parece bom apesar de tudo que falou na resenha, fiquei curiosa por que gosto de tirar minhas proprias conclusões, achei a capa linda, um livro pra matr o temo e ler rapidinho.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha e me deu curiosidade de ler ele, ta na minha lista já !!

    ResponderExcluir
  15. Acho que uma leitura com excessos de mensagens e referências ao mundo virtual fica um tanto cansativo mesmo de ler. Assim foi com @mor, acabei largando por isso. Achei a história uma coisinha calma e despretensiosa pra ler quando bater aquela ressaca literária, sem grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  16. Pelo que vc falou, me parece uma leitura um pouco cansativa, e com esse final... acho que não vou gostar!!
    Adorei a resenha, super sincera!!

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é linda demais! Bom, infelizmente não me interessei pela leitura, eu odeio quando tem muitas mensagens de msn/facebook em um livro e como você disse que há em excesso... acho que não irei gostar hahaha

    ResponderExcluir
  18. Esse não me chamou muita atenção. Como disse, é bom, mas pra mim ficou muito no só "é bom" e não teve nada apelativo pra dar vontade de ler. Se tivesse ele aqui talvez lesse e gostasse, mas não dá vontade de conferir...

    ResponderExcluir
  19. É um bom livro, mas pra mim ficou muito sem apelativo pra ler. Essa ideia de escrita eletrônica em livros as vezes fica legal, mas em livro todo ou boa parte dele? Não fico muito animada pra ler, fico querendo mais história e aquele tom de narrador, alguém contando mais da vida de cada um do que só a troca de mensagens. Tentando fugir de livro assim, me deixa com vontade de saber mais e não tem mais pra saber :S

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser bem interessante, porém, o que não me agradou foi o fato de conversas em "msn, chat". Não gosto, acho meio insuportável. Mas, o tema parece ser legal! :P

    Quem sabe nas próximas leituras?

    =))

    ResponderExcluir
  21. que pena q o final não foi tão bom. Estou para ler esse livro e agora fiquei meio assim....gosto de livros que marcam...mas nem todos são assim

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  22. O livro dessa capa me chamou bastante a atenção, me passa a ideia de ser um daqueles romances fofos. Mas é uma pena que o final não tenha sido bom, mas assim como você eu gosto de personagens marcantes e uma história que marca e te prende.
    Enfim, depois de sua resenha não sei se esse é um livro que leria em breve. Espero ler, porém não darei prioridade no momento!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros para todos os momentos e todos os estilos. :) Algumas vezes queremos apenas um bom enredo, que nos ofereça uma rápida leitura e entretenimento. Acho que Destino ou Ilusão se encaixa nesse quesito, não? (rs) Não sou fã de histórias com textos com MSN e tudo mais... Apesar de deixarem a trama bastante atual, acho que se corre o risco de torná-la superficial demais. Ao que parece, não foi o que aconteceu (rs). Ótima dica.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro. Gosto quando boa parte da história é contada através de chat ou email, parece que estou invadindo a privacidade da pessoa. Triste saber que o final é decepcionante.

    ResponderExcluir
  25. Apesar vc.não ter gostado muito eu quero ler!!
    Amo um romance e a capa desse em conquistou, é linda!! Espero gostar...

    ResponderExcluir
  26. Fiquei curiosa por ter conversas em chats, mas acho que talvez me irrite com isso

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us