Resenha: Memórias Fictícias

julho 09, 2013, by Bia Rodrigues


Titulo:Memórias Fictícias 
Autora: Carina Corá 
Páginas: 208 
Editora: Novo Século 
Onde comprar: Compare os preços 
Classificação: ★★★★


"Tenho de ser sincera com você, contarei-lhe os meus detalhes mais vergonhosos, é a única maneira de curar-me."

Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.
A leitura de Memórias Fictícias foi no minimo surreal. De inicio não me senti muito presa a historia, mas aos poucos ela foi me conquistando e em certos momentos me deixou sem folego. É um livro curto mas que deve ser lido aos pucos, é uma leitura que você tem que parar para digerir cada capitulo, para repensar ele e em alguns casos até reler. 

Memórias fictícias é narrado por três personagens, Coralina, Bianca Giacomina e Érus. Coralina é uma adolescente comum que não se conforma com a decisão da mãe de se mudar para a casa de Bianca, uma senhora bastante misteriosa e que parece não gostar de Coralina. Érus é o misterioso ser que Coralina encontra na torre. 

Uma historia entre magia e realidade, que te faz a todo se perguntar o que realmente é real na historia.
O livro é dividido em quatro diários  o primeiro narrado por Coralina, e devo dizer que fiquei um pouco confusa com a leitura dele, pois ela somente nos da as introduções aos acontecimentos  O segundo e o terceiro são narrados por Bianca Giacomina e são neles que comecei realmente a me prender ao livro e entender o que realmente estava acontecendo, e o ultimo diário é narrado por Érus, que fecha com chave de ouro e interliga as pontas que estavam faltando. 

A narração ser feita por três personagens é o que realmente nos permite entender completamente a historia, vendo a visão de cada um e ligando os fatos. E foi o que eu mais gostei, ver detalhes contado na visão de cada um.

Ler esse livro é mergulhar completamente nesse mundo paralelo, é ultrapassar os limites da física  É mergulhar em segredos, lembranças e fantasias. Quando cheguei ao final do livro, já tinha sido absorvida completamente e queria mais, entendo porque foi tão difícil para Coralina sair do mundo de fantasia e voltar para a realidade. É um livro excelente, uma ideia maravilhosa que foi muito bem escrita. 


Não tenho medo algum de recomenda-lo, só deixo um aviso, é um livro complexo, leia ele com paciência e esteja preparado para ser absorvido por essas memorias.

21 comentários

  1. Oi Bia,
    Adorei sua resenha.. Já tinha lido algumas que não haviam me animado em nada a ler o livro... Mas a sua foi completamente diferente, encaro agora uma possível leitura com olhos diferentes. Tinha uma impressão ruim a respeito do livro e você conseguiu desmanchar essa má impressão com sua resenha.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro O.o

    www.cegospelaverdade.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, e apesar de não fazer muito o meu estilo de leitura, me deixou bem curiosa a respeito do livro!
    Parabéns pela resenha!!

    beijos.
    geeh.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Fiquei curiosa para ler ... É bem o meu estilo de leitura ^^,
    Que coisa linda esse seu blog! Super organizado, muito fofo *--*
    Estou seguindo ... se quiser retribuir ;)Realizando Nostalgias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!

    Não conhecia o livro ainda. Fico feliz que tenha gostado mas acho que não leria no momento. Estou meio que fugindo de leituras complexas... kkkkk

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina, adorei a proposta desse livro! E o jeito que você o descreveu me querer lê-lo agora. Adoro histórias que misturem ficção e realidade.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia,
    hum, este livro parece ser muito bom e tranquilo de ler. Fiquei curiosa! ^^
    Abraços,
    Fanie.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, eu apaixonei antes de ler. Eu já quero esse livro. :3 Adicionando ele na minha lista agora. Adoro livros assim. Ameei.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia! Essa é a primeira resenha que leio do livro e confesso que fiquei bem interessada. Já vi alguns elogios também, e depois da sua resenha minha vontade em lê-lo só aumentou. Parece ser muito bom mesmo, sem falar que é nacional!

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
  10. Oi bia, adorei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro <3 e me encantei com a capa também ! parece ser muito bom

    beijos
    guitarrebel.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. "Ler ou não ler? Eis a questão."
    Confesso, Biia-chan, que nunca tinha ouvido falar do livro. Também, c/ esse país enorme é dificil estar atualizado c/ todas as obras escritas por novos autores.
    Adoro diários e posso dizer que a autora já me tomou como um fã nesse quésito. A capa do livro é muita linda (leio um livro primeiramente pela capa) e espero que a NS tenha acertado na revisão pq vejo muitos livros da mesma c/ erros graves. Até os blogueiros já começaram a notar esses erros e a falar abertamente.
    Li a sua resenha como se fosse uma conversa entre amigas falando sobre os livros que leu recentemente. Nenhuma hora senti como se estivesse lendo uma resenha e isso foi muito bom (para mim). Fico feliz que vc tenha se envolvido na escrita da autora Carina e espero me envolver também algum dia. Bjs *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!
    Eu já li esse livro e amei.
    A Carina me enviou esse livro de parceria, eu já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e já tinha amado a capa a sinopse e o estilo do livro é tão eu :)
    que bom q vc gostou dele também! :)

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Foi para minha lista de "Preciso comprar", sua resenha me deixou muto curiosa, amo livros contados por mais de um personagem. Memorias Fictícias parece ser ótimo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Parece legal (:
    http://modinhamodao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não conhecia o livro. Parece interessante, mas eu não gostei muito da capa não :~
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Boa noite :)
    Como vai,Bia?
    Este livro eu nem conhecia :O
    Parece ser interessante mas quando você disse em ter paciência...vou aguardar mais um pouco pra ler então kkkkkkkkkkkk

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Conseguiu ser absorvida pelo mundo desse livro, entao é incrivel mesmo. Eu confesso que não conhecia. Preciso comprar esse livro, sua resenha me deixou empolgada para ler.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Biia.

    Não conhecia esse livro, mas gostei, especialmente pelo fato de ele ser narrado por três personagens. Amo livros assim! =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. eu adoro quando um livro me surpreende
    gostei muito e fiquei desejando ^^
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu blog e suas dicas de livros.

    Também sou uma aficionada por eles =D

    Dou dicas no blog:

    http://www.alinesminke.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oiii o livro e interessante mais não e bem meu estilo de livro !!
    bjss

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us