Resenha: Apaixonada por palavras

janeiro 07, 2013, by Bia Rodrigues

Titulo: Apaixonada por palavras 
Autora: Paula Pimenta 
Editora: Gutenberg
Páginas: 160
Livro no Skoob
Comprar: Compare os preços

Sinopse: Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. - Editor do Crônica do Dia)
Se tem uma coisa que a Paula Pimenta sabe usar é as palavras. Já fazia meses que eu queria ler esse livro, sou apaixonada por crônicas - e as vezes arrisco escrever algumas - e tinha muita vontade de conhecer a escrita da Paula por ver ela ser muito elogiada por todos que leem seus livros. Resultado: Estou apaixonada, fascinada, encantada, perdida no mundo das palavras que ela criou. Sair de lá é algo que não quero nunca. 


"Perfeita mesmo é a imagem que você tem daquele menino lindo que nunca mais viu."

É com essa frase que ela começa a primeira crônica do livro, chamada Regresso de Ilusões. Escrita em dezembro de 2000. Como o próprio Eduardo - Editor do Crônica do Dia - cita na contra capa do livro "Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras." Sim. Ele esta completamente certo. Conhecemos a Paula desde Dezembro de 2000 a Junho de 2009. A cada crônica lemos sobre momentos da sua vida, sobre coisas que ela viu, sobre sua opinião sobre o mundo. E o mais extraordinário: Mesmo lendo sobre o dia a dia dela não tem como não se identificar com cada palavra.


Esse sentimento ao qual me refiro a Paula conseguiu novamente descrever em uma crônica, dessa vez na crônica Apaixonada por Palavras - devo dizer que essa é uma das minhas favoritas. - no seguinte trecho: "É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim." e essa mesma Crônica ela termina com a frase: "E que por trás daquelas palavras, existam óculos em vez de músculos."

Como não se apaixonar? Acho que só se você já for apaixonada pelas palavras da autora rs Ou em casos extremos não tiver sentimento. Recomendo o livro para qualquer um que goste de palavras e principalmente para blogueiras(0s) que escrevem sobre comportamento. E um livro cheio de inspiração. Ah! Acho que nem preciso dizer que o livro ganha 5 estrelas comigo né? 


12 comentários

  1. Eu já tinha visto pessoas falando sobre as obras da Paula Pimenta, mas nunca tinha lido nada nem me interessado, ate que minha amiga leu o primeiro livro da serie Fazendo Meu Filme e resolveu que eu devia ler porque era totalmente a minha cara. Como as vezes eu resolvo ser cabeça dura, deixei o livro parado durante um bom tempo e quando resolvi lê-lo fiquei simplesmente encantada com o dom que ela tem com as palavras, simplesmente me apaixonei! Agora estou doida para ler este livro,nunca tinha chegado a ler nenhum comentário sobre o livro nem nada, mas de uns tempos para cá tenho visto suas fotos no Instagram com esse livro e fiquei muito curiosa para ler mais esse livro da Paula!
    So o fato de ter lido o comentário seu e do editor, deixou a curiosidade me corroendo! Os autores brasileiros realmente merecem um espaço enorme na minha estante, principalmente a Paula Pimenta!
    P.S.: Biia, escreve mais cronicas, adoro sua escrita - ela e maravilhosa e contagiante!

    vocepodeserumadiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante,
    fiquei com vontade de ler ;D
    Beijos!

    http://dalheesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pra ser sincero nunca havia visto falar da Paula Pimenta, até ver a sua nova foto do quem sou eu, que simplesmente ficou muito boa. Daí andei pesquisando sobre ela e vi alguns trechos de suas obras. Muito legal, intenso e fascinante.
    Até mas http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero ter a oportunidade de ler este livro um dia!

    Mil beijinhos!

    Tumba Cerrada
    Shyxaua's Káah

    ResponderExcluir
  5. Que a Paula é um amor de pessoa ninguém pode discordar. Sou louca pra ler alguma coisa dela, mas nunca consigo encaixar na minha lista apertada. Fiquei com mais vontade de ler agora *--*

    Beijos, Bia!

    ResponderExcluir
  6. Eu já havia notado esse livro com você, na foto, e fiquei curiosa para saber do que o livro tratava rs. Eu amo ler e sempre fico buscando títulos novos para comprar.
    Gostei muito da sua resenha. Provavelmente irei comprá-lo.
    Beijo.

    http://belezadescoberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A Paula Pimenta tem sido mesmo muito elogiada, e estou louca pra ler um livro de moça... Esse parece ser mesmo incrível, pude sentir isso pelos trechos que você colocou. Preciso ler!

    Beijos ♥
    blogjeitounico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Só pela capa, já me conquistou :D
    Parece ser doce é uma leitura gostosa de fazer!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderExcluir
  9. eu quero tanto esse livro
    sua resenha tá otima amore *-*
    espero ler ele em breve e acho essa capa muito fofa

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ótima resenha! O livro deve ser bem bacana e logo da Paula Pimenta aí que deve ser bom mesmo :D Já li livros dela e não me decepcionei!
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li o FMF1 e tô louca pelo 2 assim como você me encantei pela escrita da Paula e quero muito esse, gostei da resenha.
    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Realmente pela sua resenha dá pra perceber que é um livro encantador.
    Já começamos pela capa que é de uma delicadeza. Amei.
    Ainda não li nada da Paula, infelizmente, e já percebi que estou perdendo muito.
    Esses quotes já despertaram em mim uma paixão pelas palavras da Paula.

    Um beijo,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir

Leio todos os comentários com muito carinho e sempre respondo, então volte para conferir.

Instagram

Like us on Facebook

About us